Carta de Notícias
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • Rafael Fonseca
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Walter Biancardine
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Edmundo Fraga
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Carta de Notícias
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Saúde

Hipertensão: uma doença silenciosa que pode ser fatal

Uma das doenças crônicas mais comuns no país, pode levar a óbito se não for prevenida e tratada

Cid Miranda por Cid Miranda
24 de abril de 2025
em Saúde
Tempo de Leitura: 4 minutos de leitura
A A
0
Hipertensão: uma doença silenciosa que pode ser fatal

Renato Lott Bezerra, cardiologista da Fundação São Francisco Xavier (Foto: Divulgação)

Compartilhar no WhatsAppCompartilhar no Facebook

No dia 26 de abril, o Brasil celebra o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, uma data dedicada a conscientizar a população sobre os riscos de uma das doenças crônicas mais comuns no país. Silenciosa, a hipertensão muitas vezes não apresenta sintomas, mas pode comprometer órgãos vitais, impactar e reduzir a qualidade e a expectativa de vida, se não for controlada a tempo.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1,28 bilhão de adultos no mundo vivem com a hipertensão, sendo que cerca de 46% não sabem que têm a doença. No Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), mais de 30% da população adulta é hipertensa, o que representa aproximadamente 38 milhões de brasileiros. Entre os idosos, essa proporção ultraa os 60%. A hipertensão é responsável por cerca de 10 milhões de mortes por ano no mundo, segundo a OMS. No Brasil, dados da SBC apontam que a cada 2 minutos uma pessoa morre vítima de doenças cardiovasculares, sendo a hipertensão um dos principais fatores de risco.


O cardiologista Renato Lott Bezerra, da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), explica que a hipertensão arterial representa um dos principais desafios de saúde pública, ao afetar diversos órgãos. “Ela se caracteriza por níveis elevados de pressão de forma persistente. É como se o sangue circulasse com uma força maior do que deveria, causando lesões nos vasos sanguíneos e, por consequência, em órgãos como coração, rins, cérebro e olhos”, afirma.

De acordo com o médico da FSFX, o problema é que a maioria dos pacientes não apresentam sinais claros da doença. Estima-se que quase metade dos hipertensos não sabem que têm a condição, o que dificulta o diagnóstico precoce. “Nos casos em que não há o diagnóstico e tratamento, os sintomas só aparecem quando a situação já é grave. E aí eles deixam de ser silenciosos para se tornarem devastadores, muitas vezes irreversíveis”, alerta o especialista.

Segundo o cardiologista, os riscos da hipertensão não controlada são amplos e perigosos. No coração, pode levar ao infarto, arritmias e até insuficiência cardíaca. Nos rins, o comprometimento pode evoluir para insuficiência renal, exigindo hemodiálise ou até transplante. Já no cérebro, aumenta-se o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame, o que pode prejudicar funções básicas como fala, locomoção e alimentação. Nos olhos, a pressão elevada pode causar retinopatia hipertensiva, que vai desde visão embaçada até cegueira irreversível.

A IMPORTÂNCIA DE CUIDAR DA SAÚDE

Apesar dos riscos, a boa notícia é que a hipertensão pode ser controlada e, principalmente, prevenida com atitudes simples no dia a dia. A alimentação equilibrada é uma das aliadas mais poderosas no combate à pressão alta. “O excesso de sódio, presente no sal e em produtos industrializados, é um dos maiores vilões. Por isso, é fundamental reduzir o consumo desses alimentos e priorizar frutas, vegetais, grãos integrais, proteínas magras e laticínios com baixo teor de gordura”, orienta o cardiologista.

De acordo com Renato Lott, outro pilar essencial é a prática regular de atividade física. “A recomendação mínima é de 150 minutos por semana, combinando exercícios aeróbicos, como caminhadas e corridas, com atividades de resistência, como musculação e pilates. O corpo precisa estar em movimento. O exercício físico não só protege o coração, como melhora o bem-estar físico e mental”, destaca o médico.

Além disso, o acompanhamento médico regular deve fazer parte da rotina de todos, mesmo daqueles que não apresentam sintomas. Isso porque a saúde é dinâmica e fatores como genética, envelhecimento e hábitos de vida podem desencadear a hipertensão ao longo dos anos. “Quem não se cuida, muitas vezes só descobre que é hipertenso quando já têm algum dano instalado. Por isso, exames periódicos e consultas preventivas são fundamentais”, alerta o especialista.

O cardiologista reforça que a hipertensão é uma doença crônica e, portanto, não tem cura. Mas com o diagnóstico precoce e os cuidados corretos, ela pode ser totalmente controlada. “Se a gente não diagnostica, não controla. E se não controla, é a doença que a a nos controlar. Todas as consequências da hipertensão são evitáveis à medida que adotamos um estilo de vida equilibrado, do ponto de vista alimentar e de atividade física, sempre associando ao acompanhamento médico regular. Portanto, a prevenção é o melhor caminho para viver mais e melhor”, conclui.

FUNDAÇÃO SÃO FRANCISCO XAVIER

A Fundação São Francisco Xavier é uma entidade filantrópica que atua desde 1969 e conta com cerca de 6.200 colaboradores. Atualmente, istra duas unidades hospitalares, sendo o Hospital Márcio Cunha com cerca de 70% dos atendimentos pelo SUS, em Ipatinga, e o Hospital Municipal Carlos Chagas com 100% dos atendimentos pelo SUS, em Itabira (MG).

As unidades hospitalares têm uma gestão marcada pela responsabilidade, pela oferta de atendimentos de excelência e pelas melhores práticas de segurança. Além das unidades hospitalares, a Fundação é responsável por istrar a operadora de Planos de Saúde Usisaúde, que possui mais de 200 mil vidas, o Centro de Odontologia Integrada, que mantém os melhores indicadores de saúde bucal já divulgados no Brasil, e o Serviço de Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente – Vita, que soma mais de 160 mil vidas sob sua gestão.

Na área educacional, o Colégio São Francisco Xavier, unidade precursora localizada em Ipatinga, é referência em Educação na região, com cerca de 2 mil alunos, da educação infantil à formação técnica.

Tag: cardiologistadoenças crônicasFundação São Francisco Xavierhipertensão arterialOMSRenato Lott Bezerra
Postagem anterior

Minas aplica nesta quinta-feira a segunda etapa do simulado de preparação para o Enem 2025

Próxima postagem

Ipatinga celebra 61 Anos com quatro dias de festa e grandes shows

Leia também

Pilotos e comissários da Azul visitam crianças do Hospital da Baleia, em BH 
Saúde

Pilotos e comissários da Azul visitam crianças do Hospital da Baleia, em BH 

22 de maio de 2025
IFMG registra aplicativo no INPI para mapeamento de focos de escorpião
Saúde

IFMG registra aplicativo no INPI para mapeamento de focos de escorpião

22 de maio de 2025
HMC participa da Feiraço 2025 com estande em celebração aos 60 anos de atuação
Saúde

HMC participa da Feiraço 2025 com estande em celebração aos 60 anos de atuação

22 de maio de 2025
Powered by the Tomorrow.io Weather API
premio nippon
JORNALISMO COM CREDIBILIDADE                

** Os artigos de opinião, assinados, expressam a visão do autor e não necessariamente a linha editorial do portal Carta de Notícias.

Expediente:

CN Multimidia e Marketing Ltda.
CNPJ: 36.360.043/0001-25

Conselho Editorial: Antônio William Saliba
E-mail: awsaliba@cartadenoticicartadenoticias-br.informativomineiro.com.br

CEO:
William Argolo
- (31) 98600-3599
E-mail: financeiro@cartadenoticicartadenoticias-br.informativomineiro.com.br

Direção de Jornalismo: William Saliba - (31) 98744-3030
E-mail: awsaliba@cartadenoticicartadenoticias-br.informativomineiro.com.br

Editoria Geral: Cid Miranda - (31) 98562-4064
E-mail: redacao@cartadenoticicartadenoticias-br.informativomineiro.com.br

Assessoria Jurídica:
Vitor Bizarro
- (31) 98828-9999
E-mail: juridico@cartadenoticicartadenoticias-br.informativomineiro.com.br

Publicações Mais Recentes:

  • Circuito infantil “SVA Kids” oferece oficinas gratuitas para crianças no Shopping Vale do Aço

    Circuito infantil “SVA Kids” oferece oficinas gratuitas para crianças no Shopping Vale do Aço

    22 de maio de 2025
  • Semana do Associativismo oferece cursos gratuitos e fortalece o setor rural em Ipatinga

    Semana do Associativismo oferece cursos gratuitos e fortalece o setor rural em Ipatinga

    22 de maio de 2025
  • Indústria deve ter alta de 20% nos custos por causa de MP do setor elétrico

    Indústria deve ter alta de 20% nos custos por causa de MP do setor elétrico

    22 de maio de 2025
  • INSS: agências dos Correios vão atender vítimas de fraudes em descontos não autorizados

    INSS: agências dos Correios vão atender vítimas de fraudes em descontos não autorizados

    22 de maio de 2025
  • Pilotos e comissários da Azul visitam crianças do Hospital da Baleia, em BH 

    Pilotos e comissários da Azul visitam crianças do Hospital da Baleia, em BH 

    22 de maio de 2025

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Gerenciar o Consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou ar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou o técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou o técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou o técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou o que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou o técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver Preferências
{title} {title} {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • Rafael Fonseca
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Walter Biancardine
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Edmundo Fraga
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website estará dando seu consentimento para a utilização de cookies.
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?