Carta de Notícias
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • Rafael Fonseca
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Walter Biancardine
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Edmundo Fraga
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Carta de Notícias
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Saúde

Doação de órgãos: um ato de solidariedade que salva vidas

Médico do Hospital Márcio Cunha reforça sobre a importância da conscientização da doação de órgãos

Cid Miranda por Cid Miranda
15 de abril de 2025
em Saúde
Tempo de Leitura: 4 minutos de leitura
A A
0
Doação de órgãos: um ato de solidariedade que salva vidas

Emerson Moura, coordenador da Comissão Intra-Hospitalar de Captação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do Hospital Márcio Cunha (Foto: Divulgação)

Compartilhar no WhatsAppCompartilhar no Facebook

A doação de órgãos é um gesto que pode transformar a vida de muitas pessoas, oferecendo uma nova chance para aqueles que estão na fila de espera por um transplante. O médico intensivista e coordenador da Comissão Intra-Hospitalar de Captação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital Márcio Cunha (HMC), Emerson Moura, reforça sobre a importância da conscientização da doação de órgãos e do diálogo entre as pessoas que desejam doar seus órgãos e seus familiares.

De acordo com Emerson Moura, o ato de solidariedade de doação de órgãos e tecidos pode salvar inúmeras vidas. “Um único doador falecido pode beneficiar até 8 pessoas, dependendo dos órgãos, como coração, pulmões, rins, fígado, pâncreas e tecidos, como córneas, pele e ossos. Em casos de doação em vida, os órgãos que podem ser doados são mais limitados, como um rim, parte do fígado ou até parte do pulmão em situações excepcionais. Também é possível a doação de medula óssea, um processo essencial para o tratamento de diversas doenças”.


Segundo dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), no Brasil foram registrados, até o terceiro trimestre de 2024, um total de 6.168 órgãos doados, oriundo de pacientes falecidos. Já o número de córneas transplantadas foi de 12.819.

No Brasil, o processo de doação e transplante de órgãos e tecidos é coordenado e regulamentado pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT). “A fila é controlada pelo Sistema Nacional de Transplantes, com critérios técnicos de compatibilidade e gravidade do caso, sem discriminação social. Os receptores são separados de acordo com as necessidades e conforme o órgão que necessitam, tipo sanguíneo e outras especificações técnicas. Esse sistema de lista única tem ordem cronológica de inscrição e os receptores são selecionados em função da gravidade ou compatibilidade sanguínea e genética. Crianças, por exemplo, têm prioridade quando o doador é também uma criança ou quando estão concorrendo com adultos”, explica o médico.

Apesar dos benefícios da doação de órgãos, muitos mitos ainda cercam esse processo, o que pode desmotivar famílias a tomarem essa decisão. O principal deles, segundo Emerson Moura, é a crença de que a retirada dos órgãos desfigura o corpo do doador. “Isso é completamente falso. O procedimento é feito com extrema cautela e não causa deformações”. Emerson explica, ainda, que a idade avançada não é um impeditivo para a doação, pois tecidos como córneas e ossos podem ser doados, mesmo em pessoas mais velhas.

O Hospital Márcio Cunha tem se destacado na captação de órgãos, oferecendo todo o e necessário para o diagnóstico da morte encefálica e a captação eficiente dos órgãos. “Contamos com equipes especializadas e infraestrutura adequada para garantir que o processo ocorra de maneira segura e eficaz”, afirma Dr. Moura.

Além disso, o HMC se destaca pela abordagem humanizada no atendimento às famílias e pacientes. O apoio psicológico é uma prioridade para ajudar as famílias do doador falecido a lidarem com a dor da perda, ao mesmo tempo em que oferecem a chance de salvar outras vidas. “A comunicação com as famílias é clara e respeitosa, com bastante sensibilidade e respeito, oferecendo apoio psicológico aos familiares do doador, garantindo que todos compreendam o processo de forma transparente e empática”, diz o médico.

A segurança e a viabilidade da doação de órgãos são garantidas por meio de exames rigorosos e protocolos estabelecidos pelo Sistema Nacional de Transplantes. “Realizamos testes de compatibilidade, exames de saúde e seguimos as normas técnicas para garantir que os órgãos captados sejam de alta qualidade e que o processo de transplante ocorra com a máxima segurança”, explica Emerson Moura.

COMO FUNCIONA O PROCESSO DE CAPTAÇÃO DE DOADORES FALECIDOS

A captação de órgãos começa com o diagnóstico da morte encefálica, realizado por uma equipe médica especializada. A partir desse momento, a família do paciente falecido é contatada para autorizar a doação. “A doação só acontece com a autorização da família, e é um momento de grande sensibilidade e apoio”, destaca Emerson Moura.

Após a autorização familiar, os órgãos am por uma avaliação rigorosa de compatibilidade com os receptores. Quando os órgãos são compatíveis, a retirada ocorre em ambiente cirúrgico, com a máxima segurança e agilidade. O transporte dos órgãos é feito de forma segura até chegarem aos hospitais onde os receptores aguardam para a realização do transplante. “Todo o processo é conduzido com a máxima cautela, para garantir a qualidade dos órgãos e a segurança dos receptores”, afirma Emerson.

A equipe transplantadora realiza a cirurgia do receptor e acompanha sua evolução após o procedimento, para garantir o sucesso do transplante. “Recomendamos que as pessoas discutam com seus familiares sobre doação de órgãos, que expressem seu desejo de doar ou não seus órgãos. Essa simples conversa permitirá aos familiares tomarem uma decisão rápida e consciente, caso a situação se apresente. Doar órgãos é doar vida. Pense sobre isso, converse com seus familiares e contribua para salvar vidas”, finaliza o médico.

Tag: conscientizaçãodoação de órgãosHospital Márcio Cunhatransplante
Postagem anterior

Prefeitura de Ipatinga é agraciada com a Medalha Pan-Americana da Inovação

Próxima postagem

Ipatinga une fé e cultura nos 61 anos com destaques para Semana Santa

Leia também

Pilotos e comissários da Azul visitam crianças do Hospital da Baleia, em BH 
Saúde

Pilotos e comissários da Azul visitam crianças do Hospital da Baleia, em BH 

22 de maio de 2025
IFMG registra aplicativo no INPI para mapeamento de focos de escorpião
Saúde

IFMG registra aplicativo no INPI para mapeamento de focos de escorpião

22 de maio de 2025
HMC participa da Feiraço 2025 com estande em celebração aos 60 anos de atuação
Saúde

HMC participa da Feiraço 2025 com estande em celebração aos 60 anos de atuação

22 de maio de 2025
Powered by the Tomorrow.io Weather API
premio nippon
JORNALISMO COM CREDIBILIDADE                

** Os artigos de opinião, assinados, expressam a visão do autor e não necessariamente a linha editorial do portal Carta de Notícias.

Expediente:

CN Multimidia e Marketing Ltda.
CNPJ: 36.360.043/0001-25

Conselho Editorial: Antônio William Saliba
E-mail: awsaliba@cartadenoticicartadenoticias-br.informativomineiro.com.br

CEO:
William Argolo
- (31) 98600-3599
E-mail: financeiro@cartadenoticicartadenoticias-br.informativomineiro.com.br

Direção de Jornalismo: William Saliba - (31) 98744-3030
E-mail: awsaliba@cartadenoticicartadenoticias-br.informativomineiro.com.br

Editoria Geral: Cid Miranda - (31) 98562-4064
E-mail: redacao@cartadenoticicartadenoticias-br.informativomineiro.com.br

Assessoria Jurídica:
Vitor Bizarro
- (31) 98828-9999
E-mail: juridico@cartadenoticicartadenoticias-br.informativomineiro.com.br

Publicações Mais Recentes:

  • Circuito infantil “SVA Kids” oferece oficinas gratuitas para crianças no Shopping Vale do Aço

    Circuito infantil “SVA Kids” oferece oficinas gratuitas para crianças no Shopping Vale do Aço

    22 de maio de 2025
  • Semana do Associativismo oferece cursos gratuitos e fortalece o setor rural em Ipatinga

    Semana do Associativismo oferece cursos gratuitos e fortalece o setor rural em Ipatinga

    22 de maio de 2025
  • Indústria deve ter alta de 20% nos custos por causa de MP do setor elétrico

    Indústria deve ter alta de 20% nos custos por causa de MP do setor elétrico

    22 de maio de 2025
  • INSS: agências dos Correios vão atender vítimas de fraudes em descontos não autorizados

    INSS: agências dos Correios vão atender vítimas de fraudes em descontos não autorizados

    22 de maio de 2025
  • Pilotos e comissários da Azul visitam crianças do Hospital da Baleia, em BH 

    Pilotos e comissários da Azul visitam crianças do Hospital da Baleia, em BH 

    22 de maio de 2025

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Gerenciar o Consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou ar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou o técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou o técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou o técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou o que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou o técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver Preferências
{title} {title} {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • Rafael Fonseca
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Walter Biancardine
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Edmundo Fraga
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website estará dando seu consentimento para a utilização de cookies.
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?