Carta de Notícias
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • Rafael Fonseca
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Walter Biancardine
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Edmundo Fraga
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Carta de Notícias
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Educação

UFMG inova com vestibular de três provas; entenda

Candidatos arão por três exames relativos a cada uma das séries do Ensino Médio

Cid Miranda por Cid Miranda
5 de fevereiro de 2025
em Educação
Tempo de Leitura: 4 minutos de leitura
A A
0
UFMG inova com vestibular de três provas; entenda

UFMG inova com vestibular de três provas (Foto: Lucas Braga/UFMG)

Compartilhar no WhatsAppCompartilhar no Facebook

A partir de 2028, 30% dos estudantes que ingressarem na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) terão ado por processo seletivo de avaliação seriada, em que se aplicam três exames em três anos, relativos a cada uma das séries do Ensino Médio (EM). A iniciativa foi aprovada na última semana pelo Conselho Universitário, que aprovou proposta apresentada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). O novo processo vai coexistir com o Sisu, que se vale do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Esse modelo de seleção para cursos de graduação já é utilizado por mais de 20 universidades no Brasil, cinco delas em Minas Gerais. O processo da UFMG será aberto a estudantes que estejam cursando o Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos (EJA) e também a qualquer pessoa que tiver concluído, a qualquer tempo, esse segmento ou essa modalidade de ensino da educação básica. A legislação que rege a reserva de vagas pelo sistema de cotas será aplicada também nesse caso, da mesma forma como ocorre com o Sisu/UFMG.


De maio de 2023 a janeiro de 2025, foram realizadas, acerca do tema, duas reuniões ampliadas com representantes dos órgãos colegiados das unidades acadêmicas, quatro audiências públicas – uma delas dedicada a representantes das escolas públicas e privadas da educação básica –, seis reuniões da Câmara de Graduação, duas do Cepe e duas do Conselho Universitário.

De agosto de 2024 a janeiro deste ano, foram feitas visitas a unidades acadêmicas e especiais, atendendo a convites, para dialogar com a comunidade sobre a proposta do Cepe (leia breve histórico ao fim desta matéria).

De acordo com a resolução do Conselho Universitário, está prevista ainda a possibilidade de utilização de outras formas de seleção para vagas iniciais de graduação, já implementadas pela UFMG. Atualmente, a Universidade oferta mais de 500 vagas fora do SiSu. Isso é feito por meio do Vestibular Habilidades, destinado a cursos da Escola de Belas Artes e da Escola de Música, e dos processos que selecionam para os cursos de Licenciatura em Letras-Libras, Formação Intercultural de Educadores Indígenas (Fiei) e Licenciatura em Educação do Campo (Lecampo), além das ofertas de vagas suplementares (para indígenas e refugiados) e de oferta pontual.

Outro ponto importante da implementação da seleção por avaliação seriada é a possiblidade de isenção (parcial ou integral) do pagamento da taxa de inscrição para candidatos em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

CONSTRUÇÃO COLETIVA E INTERAÇÃO COM A EDUCAÇÃO BÁSICA

“Chegamos ao nosso modelo de seleção de estudantes de graduação por meio da avaliação seriada após processo cuidadoso que incluiu amplo debate e cujo resultado é uma alternativa construída de forma coletiva”, afirma a reitora Sandra Regina Goulart Almeida. Ela enfatiza que, de acordo com a decisão do Cepe e do Conselho Universitário, “uma das ideias que guiaram esse esforço é a de que diversificar as formas de ingresso favorece a inclusão de um público ainda mais diverso na Universidade”. Sandra Goulart ainda destaca o importante papel desse processo na aproximação crescente que a UFMG vem tentando estabelecer com as escolas de educação básica.

A resolução ressalta em seu preâmbulo que a proposta aprovada é ancorada nos valores mais caros à UFMG, como equidade, relevância social e qualidade, e ainda pelo compromisso da Universidade com a inclusão e com a interação com a Educação Básica.

O pró-reitor de Graduação, Bruno Otávio Soares Teixeira, destaca que a caminhada que culminou na decisão do órgão máximo de deliberação da UFMG contou com a participação fundamental da comissão de avaliação do impacto da adesão da Universidade ao Enem e ao Sisu, cujos trabalhos se iniciaram ainda em 2019, e do grupo de trabalho designado pelo Cepe que realizou estudos comparativos sobre modelos de seleção por avaliação seriada e reflexão aprofundada sobre possível implementação do processo na UFMG.

O QUE É E COMO FUNCIONA

Um processo seletivo de avaliação seriada é uma forma adicional de seleção de candidatos aos cursos de graduação, ao longo de três anos consecutivos, que propicia, por exemplo, que o candidato inicie o processo ainda no primeiro ano do Ensino Médio. Apenas um percentual das vagas iniciais será ofertado por essa forma de seleção, sendo necessária a coexistência com outro processo seletivo (como o atual, com base no Enem). Assim, a Universidade se apresenta para os estudantes do Ensino Médio de forma gradual e progressiva e propicia ao candidato duas alternativas para ar o ensino de graduação a cada ano.

O candidato realiza a primeira etapa do processo seletivo no ano 1 e faz uma prova sobre o conteúdo do 1º ano do EM. No ano seguinte (ano 2), o mesmo candidato habilita-se para a segunda etapa do processo seletivo e faz uma prova sobre o conteúdo do segundo ano. O chamado ciclo seriado se encerra quando, no ano 3, o candidato, finalmente, escolhe o curso de graduação em que planeja ingressar e participa da terceira etapa do processo.

Um novo ciclo seriado é encerrado a cada ano, quando serão realizadas simultaneamente as três etapas do processo, cada uma delas pertencente a um ciclo diferente. O processo tem como referência os três anos do Ensino Médio para a organização dos ciclos de avaliação. O processo de seleção se aplica também aos egressos da EJA.

Conforme prevê a proposta aprovada pelo Conselho Universitário, o candidato, para ingressar na UFMG no primeiro período letivo de 2028 por meio da seleção seriada, deverá iniciar seu ciclo avaliativo já em 2025 e completá-lo nos dois anos seguintes (2026 e 2027). Trinta por cento das vagas iniciais da UFMG serão preenchidas com base nesse processo.

Tag: avaliação seriadaprocesso seletivoUFMGvestibular
Postagem anterior

Crise financeira nos Correios afeta pagamento de funcionários

Próxima postagem

Hospital Márcio Cunha realiza obras no estacionamento principal

Leia também

Imersão em liderança capacita gestores das escolas municipais de Timóteo
Educação

Imersão em liderança capacita gestores das escolas municipais de Timóteo

23 de maio de 2025
Sinergia no Vale do Aço terá ações gratuitas do Sesc e Senac
Educação

Sinergia no Vale do Aço terá ações gratuitas do Sesc e Senac

23 de maio de 2025
Novas funções no Diário Escolar Digital melhoram gestão e trabalho dos educadores em MG
Educação

Novas funções no Diário Escolar Digital melhoram gestão e trabalho dos educadores em MG

21 de maio de 2025
Powered by the Tomorrow.io Weather API
premio nippon
JORNALISMO COM CREDIBILIDADE                

** Os artigos de opinião, assinados, expressam a visão do autor e não necessariamente a linha editorial do portal Carta de Notícias.

Expediente:

CN Multimidia e Marketing Ltda.
CNPJ: 36.360.043/0001-25

Conselho Editorial: Antônio William Saliba
E-mail: awsaliba@cartadenoticicartadenoticias-br.informativomineiro.com.br

CEO:
William Argolo
- (31) 98600-3599
E-mail: financeiro@cartadenoticicartadenoticias-br.informativomineiro.com.br

Direção de Jornalismo: William Saliba - (31) 98744-3030
E-mail: awsaliba@cartadenoticicartadenoticias-br.informativomineiro.com.br

Editoria Geral: Cid Miranda - (31) 98562-4064
E-mail: redacao@cartadenoticicartadenoticias-br.informativomineiro.com.br

Assessoria Jurídica:
Vitor Bizarro
- (31) 98828-9999
E-mail: juridico@cartadenoticicartadenoticias-br.informativomineiro.com.br

Publicações Mais Recentes:

  • Aconchego sob medida: como a decoração pode aquecer sua casa nos dias frios

    Aconchego sob medida: como a decoração pode aquecer sua casa nos dias frios

    24 de maio de 2025
  • Quer melhorar sua vida financeira? Comece pelo espelho, não pela planilha

    Quer melhorar sua vida financeira? Comece pelo espelho, não pela planilha

    24 de maio de 2025
  • Imersão em liderança capacita gestores das escolas municipais de Timóteo

    Imersão em liderança capacita gestores das escolas municipais de Timóteo

    23 de maio de 2025
  • Instituto Usiminas traz espetáculos nacionais de teatro e dança a preços populares

    Instituto Usiminas traz espetáculos nacionais de teatro e dança a preços populares

    23 de maio de 2025
  • Brasil perde Sebastião Salgado, mestre da fotografia humanista

    Brasil perde Sebastião Salgado, mestre da fotografia humanista

    23 de maio de 2025

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Gerenciar o Consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou ar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou o técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou o técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou o técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou o que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou o técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver Preferências
{title} {title} {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • Rafael Fonseca
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Walter Biancardine
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Edmundo Fraga
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website estará dando seu consentimento para a utilização de cookies.
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?