Carta de Notícias
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • Rafael Fonseca
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Walter Biancardine
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Edmundo Fraga
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Carta de Notícias
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunistas Walter Biancardine

Um Estado que serve, protege e ajuda a transgressão

Redação por Redação
9 de dezembro de 2024
em Walter Biancardine
Tempo de Leitura: 3 minutos de leitura
A A
0
Um Estado que serve, protege e ajuda a transgressão

Um Estado que serve, protege e ajuda a transgressão (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Compartilhar no WhatsAppCompartilhar no Facebook

Por Walter Biancardine (*)

Querem saber uma curiosidade? A interpretação da legislação penal brasileira prevê que a utilização de armas de fogo, no contexto de crimes relacionados ao tráfico de drogas, não é considerada automaticamente como causa de aumento de pena, diferentemente do que ocorre em outros crimes previstos no Código Penal.


O artigo 33 da Lei de Drogas (Lei 11.343/2006) trata especificamente do tráfico de drogas, mas não prevê, de forma explícita, um aumento de pena para casos em que armas de fogo sejam utilizadas. Já o artigo 40, que trata das causas de aumento de pena no tráfico – os “agravantes” – menciona situações como transnacionalidade do delito, envolvimento de menores e uso de transportes públicos mas não faz menção direta às armas, ou seja, estende sua “mão amiga” aos traficantes de drogas armados até os dentes.

Por outro lado, o infeliz Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/2003) poderia ser aplicado de forma complementar se houver porte ou posse ilegal de arma, mas isso resultaria em um processo separado e não diretamente na majoração da pena pelo tráfico. E as apostas estão abertas para sabermos quais traficantes tiveram suas penas agravadas por tal “processo em separado”.

Já o nosso querido – e aparelhado – Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que o uso de armas no contexto do tráfico de drogas não será considerado como um crime autônomo mas sim – diferente do aplicado a nós, cidadãos de bem – apenas um suposto e eventual (caso seja lembrado) agravante da pena pelo tráfico, conforme o artigo 40, inciso IV, da Lei de Drogas (Lei 11.343/2006). Isso ocorre com base no infame princípio da consunção, que determina que um crime é absorvido por outro mais grave, quando funciona como meio necessário para sua execução. Em outras palavras, a pena decorrente da posse e do uso das armas terminará por não ser acrescentada à condenação (suposta) do bandido.

Segundo declarações recentes de tais togados, a posse ou porte de arma será considerada como um elemento que agrava, sim, a pena do tráfico caso haja nexo direto entre o uso da arma e a prática do tráfico, não como um delito em separado.

Entretanto, tal afirmativa de agravamento é mentirosa pois, como vimos acima, o princípio da consunção não foi revogado. Apenas mediante a comprovação de que a arma era usada para finalidades desvinculadas ao tráfico o indivíduo poderá, talvez e quem sabe, responder por ambos os crimes separadamente, aplicando-se o concurso material.

Essa decisão reafirma uma conveniente jurisprudência, consolidada desde 2012, a qual busca evitar a duplicidade de punições quando os crimes estão intrinsecamente ligados – em português claro, visa beneficiar o bandido, abonar seus crimes e mandar suas vítimas se lascarem, pois a toga é cúmplice.

A conclusão que qualquer cidadão de bem pode chegar – independentemente de todo o juridiquês acima – é que o Poder Judiciário brasileiro está apodrecido. Promotores, defensores, desembargadores, juízes; todos estão, de alguma, forma envolvidos e acumpliciados ao tráfico de drogas.

Do mesmo modo, nenhum raciocínio é necessário para perceber que tais leis frouxas, sempre benéficas ao criminoso, não foram assim redigidas por piedade: o Poder Legislativo está, igualmente, prenhe de deputados, senadores e endinheirados lobistas do tráfico, muito bem remunerados para escreverem e aprovarem excrescências jurídicas deste teor, pois há muito – desde a “redemocratização” do Brasil, nos anos 80 – o tráfico internacional de drogas, orientado pelo Foro de São Paulo e pela esquerda latino-americana, já assenhorou-se de todo o Congresso, dos tribunais estaduais e federais bem como da totalidade do estamento burocrático brasileiro – ao menos dos setores que decidem e mandam, pois são as partes que interessam.

Estamos diante de uma guerra assimétrica. Infantil ilusão é pensar que os “chefes” do tráfico estão nos morros e favelas: estes são os peões, as buchas descartáveis.

Nas coberturas da Vieira Souto, no Leblon, ou mesmo em mansões do Lago Sul, em Brasília, residem os diretores de alto escalão, e nos mais chiques e requintados endereços dos Estados Unidos e da Europa – ali sim – estão solidamente plantados, inexpugnáveis, os verdadeiros e invencíveis chefões do tráfico internacional de drogas.

O crime, hoje, é a maior e mais poderosa multinacional do planeta terra.

E a falta de caráter é a epidemia que liquidará com a espécie humana.

(*) Walter Biancardine é jornalista, analista político e escritor. Foi aluno do Seminário de Filosofia de Olavo de Carvalho, autor de três livros e trabalhou em jornais, revistas, rádios e canais de televisão na Região dos Lagos, Rio de Janeiro
Tag: armas de fogocontexto de crimesdelitolegislação penalWalter Biancardine
Postagem anterior

Ipatinga perde Dona Lilá, ícone da educação no Vale do Aço

Próxima postagem

Deslizamento em mina força evacuação de famílias em Minas Gerais

Leia também

Bebês Reborn”: a infantilização da mulher moderna
Opinião

Bebês Reborn”: a infantilização da mulher moderna

18 de maio de 2025
Um novo Brasil, se não der muito trabalho
Walter Biancardine

Um novo Brasil, se não der muito trabalho

4 de maio de 2025
Ainda sobre Bergoglio
Walter Biancardine

Ainda sobre Bergoglio

27 de abril de 2025
Powered by the Tomorrow.io Weather API
premio nippon
JORNALISMO COM CREDIBILIDADE                

** Os artigos de opinião, assinados, expressam a visão do autor e não necessariamente a linha editorial do portal Carta de Notícias.

Expediente:

CN Multimidia e Marketing Ltda.
CNPJ: 36.360.043/0001-25

Conselho Editorial: Antônio William Saliba
E-mail: awsaliba@cartadenoticicartadenoticias-br.informativomineiro.com.br

CEO:
William Argolo
- (31) 98600-3599
E-mail: financeiro@cartadenoticicartadenoticias-br.informativomineiro.com.br

Direção de Jornalismo: William Saliba - (31) 98744-3030
E-mail: awsaliba@cartadenoticicartadenoticias-br.informativomineiro.com.br

Editoria Geral: Cid Miranda - (31) 98562-4064
E-mail: redacao@cartadenoticicartadenoticias-br.informativomineiro.com.br

Assessoria Jurídica:
Vitor Bizarro
- (31) 98828-9999
E-mail: juridico@cartadenoticicartadenoticias-br.informativomineiro.com.br

Publicações Mais Recentes:

  • Circuito infantil “SVA Kids” oferece oficinas gratuitas para crianças no Shopping Vale do Aço

    Circuito infantil “SVA Kids” oferece oficinas gratuitas para crianças no Shopping Vale do Aço

    22 de maio de 2025
  • Semana do Associativismo oferece cursos gratuitos e fortalece o setor rural em Ipatinga

    Semana do Associativismo oferece cursos gratuitos e fortalece o setor rural em Ipatinga

    22 de maio de 2025
  • Indústria deve ter alta de 20% nos custos por causa de MP do setor elétrico

    Indústria deve ter alta de 20% nos custos por causa de MP do setor elétrico

    22 de maio de 2025
  • INSS: agências dos Correios vão atender vítimas de fraudes em descontos não autorizados

    INSS: agências dos Correios vão atender vítimas de fraudes em descontos não autorizados

    22 de maio de 2025
  • Pilotos e comissários da Azul visitam crianças do Hospital da Baleia, em BH 

    Pilotos e comissários da Azul visitam crianças do Hospital da Baleia, em BH 

    22 de maio de 2025

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Gerenciar o Consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou ar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou o técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou o técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou o técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou o que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou o técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver Preferências
{title} {title} {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • Rafael Fonseca
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Walter Biancardine
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Edmundo Fraga
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website estará dando seu consentimento para a utilização de cookies.
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?