Empréstimos às “ditaduras-amigas” podem ser barrados

Coluna William Saliba – 27/01/23

A farra com o dinheiro do cidadão brasileiro pode ser barrada. O deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) apresentou Projeto de Lei 262/2015 na Câmara dos Deputados que, se aprovado, vai impedir a gestão fraudulenta dos recursos públicos. Com a nova lei, quem exp as instituições públicas controladas pela União à possibilidade de perdas financeiras, como aconteceu com o BNDES que fez empréstimos a “ditaduras-amigas” – que deram calotes bilionários ao Brasil – será punido pelo Código Penal brasileiro.


***


BALAIO DE GATO

O ministro da Previdência, Carlos Lupi, nomeou nesta sexta-feira (27) Paulo Roberto dos Santos secretário de Regime Próprio e Complementar. Em 2013, durante o governo Dilma Rousseff, Paulo Roberto foi demitido do comando da Secretaria-Executiva do Ministério do Trabalho por suspeita de corrupção, depois de ser alvo de uma operação da Polícia Federal que investigava desvios de R$ 400 milhões na pasta.

A partir de agora, o “homem de confiança” de Lupi será o responsável por cuidar das regras dos regimes de Previdência de servidores públicos de Estados e municípios — uma área que envolve os investimentos milionários de fundos de pensão.

***

CALA BOCA

O governo Lula tem pressa. Quer obrigar as redes sociais a retirarem, no máximo em duas horas, conteúdos de “crime contra a democracia e terrorismo”. A proposta idealizada pelo ministro da Justiça, Flávio Dino sugeriu o mesmo prazo usado no pleito de 2022, pelo TSE. O intuito, claro, é “calar” a oposição, independente da existência de uma definição na lei brasileira a respeito dos conceitos de desinformação e fake news.

***

TRANSPLANTE CAPILAR

Chega a Ipatinga, a Syanleys Hair, uma das pioneiras em transplante capilar na América Latina. A abertura oficial será na próxima quinta-feira (2). às 20h, no Bairro Cidade Nobre.

***

MICHELLE DE VOLTA

Quem retornou na noite ontem (26) ao Brasil, foi a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro, Segundo o site Metrópoles, ela desembarcou no Aeroporto de Brasília por volta das 20h. Michelle e seu esposo, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), foram para Orlando, nos Estados Unidos, no dia 30 de dezembro, dois dias antes do presidente Lula (PT) tomar posse.

***

SUCESSÃO

Apesar de o seu partido (PL) ter sido o grande vitorioso do pleito, Bolsonaro não mostra sinais de querer continuar na vida pública. O ex-presidente faz planos de morar nos Estados Unidos para ter privacidade e poder ar mais tempo com seus filhos.

Enquanto isso, analistas apontam uma dupla considerada imbatível para eleições de 2026: Romeu Zema e Tarcísio de Freitas. Seja na cabeça de chapa ou como vice, qualquer um dos dois dará muita dor de cabeça para os adversários.

Leia também

premio nippon
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?