Carta de Notícias
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • Rafael Fonseca
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Walter Biancardine
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Edmundo Fraga
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Carta de Notícias
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Saúde

Tratamento humanizado acalma pacientes e aumenta chances de sobrevida em UTIs

Conferência familiar, videochamadas e escutas constantes são alguns exemplos de iniciativas adotadas no Hospital Márcio Cunha, istrado pela Fundação São Francisco Xavier.

Cid Miranda por Cid Miranda
18 de agosto de 2022
em Saúde
Tempo de Leitura: 3 minutos de leitura
A A
0
Tratamento humanizado acalma pacientes e aumenta chances de sobrevida em UTIs

Hospital Márcio Cunha (Foto: Elvira Nascimento)

Compartilhar no WhatsAppCompartilhar no Facebook

A humanização em hospitais é um dos assuntos mais discutidos pela sociedade médico-científica. Humanização requer tratamento personalizado ao paciente, cuidado individualizado e acolhedor. Nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs), onde pacientes estão mais fragilizados por lutarem diariamente pela vida, o tema assume ainda mais relevância.

No Hospital Márcio Cunha (HMC), istrado pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX), o tratamento humanizado recebe atenção especial e faz parte do treinamento constante dos profissionais da saúde. “Os pesquisadores desenvolvem diversas tecnologias para prolongar a vida. Mas é preciso entender que, na frente de tudo isso, existe uma pessoa que tem angústias, sofrimentos e dores. É importante compreender o indivíduo como um ser humano psicossocial em todos os seus sentimentos e emoções”, comenta a médica do Hospital Márcio Cunha, Dr. Laura Fernandes Aredes Cunha.


O processo de humanização tem ganhado força nos últimos tempos e as mudanças realizadas em infraestrutura e acolhimento têm sido essenciais. Quando acordou na UTI do HMC, a primeira pessoa que o aposentado José de Paula, 60 anos, viu foi a doutora Laura Fernandes, que o chamou carinhosamente de Zé, apelido de uma vida toda. Ela perguntou o que ele mais queria naquele momento. “Um copo de chocolate morno”, disse. E seu desejo foi atendido. “Essa é a lembrança mais forte que tenho do tempo no hospital. Nunca vou esquecer o carinho e o cuidado que tiveram comigo”, conta.

Foram 32 dias internado, sendo mais de dez dias na UTI. “A equipe fazia a minha barba, me dava banho todos os dias, tinha psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta. A médica ava para me ver todos os dias e sempre perguntava o que eu estava precisando. Hoje estou muito bem, graças a Deus e ao tratamento humano que tive”, relembra José de Paula.

Outro paciente grato ao tratamento recebido é o professor Jardel da Silva Abreu. Depois de sofrer um grave acidente de moto, ele ou 21 dias internado e 13 na UTI do Márcio Cunha. “Percebi o quão é importante o trabalho daqueles profissionais da saúde. Eles faziam de tudo para me animar. Cada evolução que eu tinha era comemorada por toda a equipe. Um exemplo que me marcou muito foi o dia que minha esposa não pôde me visitar e fiquei triste. A enfermeira percebeu que eu não estava bem e fez uma videochamada com minha mulher. Aquilo foi muito importante e me deu outro ânimo”, lembra.

Antigamente, as UTIs eram totalmente fechadas e os familiares só podiam ver os seus entes queridos através de um vidro. Para o Dr. Geraldo Majella, intensivista da FSFX, a família também é parte importante do processo de recuperação. “Hoje temos usado o conceito de UTIs abertas e os familiares podem acompanhar a internação. Muitos estudos provam que simples ações mudam a evolução dos pacientes, reduzem os índices de delírium e as taxas de sobrevida aumentam”, explica o médico, que atende em UTI há 12 anos.

Outra ação importante de humanização no HMC é a conferência familiar. Ela é o momento para expor a situação do paciente de forma clara e objetiva. O médico horizontal é treinado para conversar com os familiares e tirar todas as suas dúvidas quanto à situação do paciente. A habilidade na comunicação com um familiar também é uma forma de cuidado, carinho e acolhimento.

PRONTUÁRIO AFETIVO

O prontuário é uma ferramenta de humanização adotada no Hospital Márcio Cunha desde o ano ado. Ele é um pequeno banner com informações do paciente que fica ao lado da cama. É uma iniciativa simples e de grande contexto humano e, por meio dele, é possível conhecer um pouco mais quem é a pessoa internada. Nele constam respostas a três perguntas e uma mensagem. Como você gosta de ser chamado? O que mais ama na vida? Qual a sua música preferida? E nos diga uma mensagem. Caso o paciente esteja inconsciente, um familiar fica responsável por preenchê-lo.

“Somos muito mais do que a doença. Quando sabemos mais sobre o paciente, podemos nos aproximar, interagir e proporcionar um ambiente mais humano. Tem paciente que não se reconhece pelo nome de batismo e se identifica mais com um apelido. Isso nos aproxima dele”, explica a doutora Laura Fernandes, idealizadora do prontuário afetivo nos hospitais da FSFX.

A música, segundo a médica, tem outro efeito tranquilizador nas pessoas. “Tem gente que gosta de hinos de louvor, outros de sertanejo ou MPB. Durante a pandemia da Covid-19, colocamos Metallica para um paciente, pois ele estava muito inquieto. Na hora de retirar o tubo e o respirador colocamos a música que ele mais gosta para deixá-lo calmo”, relata.

Tag: Fundação São Francisco XavierHospital Márcio Cunhahumanização em hospitaisUnidades de Tratamento Intensivo
Postagem anterior

Congresso Aço Brasil será em 23 e 24 de agosto

Próxima postagem

Fabriciano dá mais prazo para contribuinte quitar IPTU 2022 à vista

Leia também

Glaucoma: o inimigo silencioso da visão
Saúde

Glaucoma: o inimigo silencioso da visão

23 de maio de 2025
Pilotos e comissários da Azul visitam crianças do Hospital da Baleia, em BH 
Saúde

Pilotos e comissários da Azul visitam crianças do Hospital da Baleia, em BH 

22 de maio de 2025
IFMG registra aplicativo no INPI para mapeamento de focos de escorpião
Saúde

IFMG registra aplicativo no INPI para mapeamento de focos de escorpião

22 de maio de 2025

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Powered by the Tomorrow.io Weather API
premio nippon
JORNALISMO COM CREDIBILIDADE                

** Os artigos de opinião, assinados, expressam a visão do autor e não necessariamente a linha editorial do portal Carta de Notícias.

Expediente:

CN Multimidia e Marketing Ltda.
CNPJ: 36.360.043/0001-25

Conselho Editorial: Antônio William Saliba
E-mail: awsaliba@cartadenoticicartadenoticias-br.informativomineiro.com.br

CEO:
William Argolo
- (31) 98600-3599
E-mail: financeiro@cartadenoticicartadenoticias-br.informativomineiro.com.br

Direção de Jornalismo: William Saliba - (31) 98744-3030
E-mail: awsaliba@cartadenoticicartadenoticias-br.informativomineiro.com.br

Editoria Geral: Cid Miranda - (31) 98562-4064
E-mail: redacao@cartadenoticicartadenoticias-br.informativomineiro.com.br

Assessoria Jurídica:
Vitor Bizarro
- (31) 98828-9999
E-mail: juridico@cartadenoticicartadenoticias-br.informativomineiro.com.br

Publicações Mais Recentes:

  • Quer melhorar sua vida financeira? Comece pelo espelho, não pela planilha

    Quer melhorar sua vida financeira? Comece pelo espelho, não pela planilha

    24 de maio de 2025
  • Imersão em liderança capacita gestores das escolas municipais de Timóteo

    Imersão em liderança capacita gestores das escolas municipais de Timóteo

    23 de maio de 2025
  • Instituto Usiminas traz espetáculos nacionais de teatro e dança a preços populares

    Instituto Usiminas traz espetáculos nacionais de teatro e dança a preços populares

    23 de maio de 2025
  • Brasil perde Sebastião Salgado, mestre da fotografia humanista

    Brasil perde Sebastião Salgado, mestre da fotografia humanista

    23 de maio de 2025
  • Coral Infantojuvenil e cinema na programação cultural da Fundação Aperam

    Coral Infantojuvenil e cinema na programação cultural da Fundação Aperam

    23 de maio de 2025

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Gerenciar o Consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou ar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou o técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou o técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou o técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou o que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou o técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver Preferências
{title} {title} {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • Rafael Fonseca
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Walter Biancardine
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Edmundo Fraga
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website estará dando seu consentimento para a utilização de cookies.
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?