Carta de Notícias
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • Rafael Fonseca
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Walter Biancardine
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Edmundo Fraga
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Carta de Notícias
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Economia

Usiminas se empenha para ser modelo em sustentabilidade

William Saliba por William Saliba
5 de outubro de 2020
em Economia, Meio Ambiente
Tempo de Leitura: 5 minutos de leitura
A A
0
Usiminas se empenha para ser modelo em sustentabilidade
Compartilhar no WhatsAppCompartilhar no Facebook

Por William Saliba (*)

Há pouco mais de 15 dias a Usiminas iniciou as operações integradas da sua Central de Monitoramento Ambiental. O novo sistema realiza o acompanhamento das emissões atmosféricas aferidas pelas redes de monitoramento de qualidade do ar e de partículas sedimentáveis mantidas pela empresa em diferentes pontos de Ipatinga e na área interna da empresa. Também entrou em funcionamento a Rede Automática de Monitoramento de Particulados (Ramp), que acompanha cada um dos pontos de emissão potencial da Usina.


Essas e outras ações são intensificadas pela Usiminas, que investe cerca de R$30 milhões em medidas de sustentabilidade ambiental e monitoramento que irão beneficiar a empresa e a comunidade. Com o acompanhamento do Ministério Público, com o qual firmou um TAC, a Usiminas se empenha para ser modelo em sustentabilidade da indústria de aço brasileiro.

LIÇÃO DE CASA

Para Usiminas, o compromisso com a melhoria da qualidade do ar da cidade começa dentro de casa. Quem dá uma volta na Usina de Ipatinga se surpreende com ruas e avenidas limpas de pó. Os caminhões que trafegam por lá, obrigatoriamente am pelos vários pontos de lavadores de rodas, para evitar que o material acumulado nos pneus chegue à área externa da usina.

Dentro da usina, ruas e avenidas limpas e arborizadas (Foto: Usiminas/arquivo)
Dentro da usina, ruas e avenidas limpas e arborizadas (Foto: Usiminas/arquivo)

Vê-se com frequência caminhões de umectação transitando em algumas vias e, em outras, carros de varrição mecânica. Jardins bem cuidados destacam o verde e telas e torres de monitoramento medem o volume de partículas sólidas em suspensão. As enormes pilhas de matérias primas recebem a aplicação de uma camada de polímeros que impede a propagação de suas micropartículas pelo ar, além de canhões de névoa que pulverizam água sobre as pilhas de minério de ferro e carvão mineral.

O grupo líderes empresariais Raízes em visita a pilha de calcáreo polimerizada, na Usina de Ipatinga (Foto: Grupo Raízes)

Além disso, cerca de 20 mil árvores nativas são plantadas anualmente no entorno da área industrial. Este plantio, somado às matas ciliares e aos grandes jardins mantidos nas avenidas e rotatórias pela Prefeitura Municipal de Ipatinga, colocam a cidade polo do Vale do Aço entre as cidades brasileiras com um dos maiores percentuais de área verde por habitante.

Canhão de água umedece uma pilha (Foto: Cid Miranda/Carta de Notícias)

PÓ PRETO

Uma grande preocupação da monitoração da Usiminas é identificar possíveis fontes geradoras de partículas inaláveis e partículas sedimentares (conhecidas como o “pó preto” que atinge alguns bairros de Ipatinga). O vice-presidente industrial da Usiminas, Américo Ferreira Neto, explica que “o levantamento das informações apresentadas nos painéis da Central de Monitoramento Ambiental permitirão identificar as fontes, direção dos ventos e o volume das partículas em suspensão no ar de Ipatinga, sejam industriais como urbanas. As amostras coletadas são analisadas no Centro de Pesquisas da Usiminas e em laboratórios nos Estados Unidos.

O vice-presidente industrial da Usiminas, Américo Ferreira Neto, apresenta o Centro de Monitoramento Ambiental (Foto: Cid Miranda/Carta de Notícias)

APRIMORAMENTO

Ipatinga, nos anos 50, era um pequeno povoado com pouco mais de 60 casas e 300 habitantes. Para concretizar o sonho dos mineiros de uma grande siderúrgica de aços planos, a Usiminas tinha a necessidade de construir não só uma área industrial, como também uma cidade. O projeto urbanístico de Ipatinga, edificado paralelamente ao de Brasília, foi encomendado aos mesmos arquitetos e urbanistas responsáveis pelo projeto da Capital Federal.

Naquela época, a visão de sustentabilidade era outra. Os projetistas de Ipatinga, preocupados com a mobilidade urbana, concluíram que locar a cidade ao redor da área industrial era uma boa solução.

Área dos altos-fornos (Foto: Usiminas/arquivo)

Com o decorrer dos anos, com a Usina de Ipatinga já funcionando, começaram a surgir os problemas ambientais. Ainda na década de 70, foram instalados os primeiros filtros e precipitadores eletrostáticos, reduzindo a presença de gases e óxido de ferro na atmosfera. Mudou o mundo, mudaram-se os conceitos e a Usiminas busca aprimorar seu sistema de controle ambiental.

O NOVO SISTEMA

A recente Central de Monitoramento Ambiental da Usiminas conta com uma equipe dedicada, dividida em turnos de trabalhos, para que haja o acompanhamento 24 horas por dia, sete dias por semana. No local, é realizado o monitoramento contínuo das chaminés da Usina de Ipatinga e a checagem de toda a unidade, com o apoio de mais de 30 câmeras e dos dados coletados pela nova rede interna.

Em caso de ocorrências fora da normalidade, os profissionais poderão adotar ações imediatas para corrigir e dar encaminhamento à situação. Também será possível acompanhar, em tempo real, o monitoramento da qualidade do ar de Ipatinga, as condições meteorológicas e a deposição de partículas sedimentáveis na cidade. 

Já a Rede Automática de Monitoramento de Particulados (Ramp) é composta por 31 pontos de captação de dados instalados no entorno do Pátio de Carvão, Coquerias, Sinterização, Altos-Fornos e Aciaria – que permitirão identificar as fontes das principais emissões na planta. A maior parte dos equipamentos é alimentada por energia fotovoltaica e os dados gerados são enviados on-line para o sistema de gestão.

O presidente da companhia, Sergio Leite, destaca que as iniciativas são mais um avanço da Usiminas na construção contínua da sustentabilidade da companhia. “A Usiminas está empenhada nesse tema e no compromisso assumido com a comunidade de Ipatinga e com o Ministério Público no final do ano ado, cumprindo o que foi acordado e indo além, com a implantação de medidas adicionais” – assinala o executivo.

“Somos uma das empresas pioneiras no Brasil a adotar um sistema inovador na tecnologia integrada e customizada de monitoramento atmosférico, reunindo dados de diversas origens e permitindo um controle ainda mais preciso das nossas operações”, finaliza Sérgio Leite.

(*) O jornalista visitou a Usina de Ipatinga a convite da Usiminas

Tag: meio-ambientepó pretoUsiminas
Postagem anterior

Os fantasmas de Minas

Próxima postagem

Para evitar censura prévia, juiz manda Instagram reativar conta de candidata

Leia também

Compras e remessas internacionais ficam mais caras com novo IOF
Economia

Compras e remessas internacionais ficam mais caras com novo IOF

23 de maio de 2025
Ipatinga promove programação especial na Semana do Meio Ambiente
Meio Ambiente

Ipatinga promove programação especial na Semana do Meio Ambiente

23 de maio de 2025
Indústria deve ter alta de 20% nos custos por causa de MP do setor elétrico
Economia

Indústria deve ter alta de 20% nos custos por causa de MP do setor elétrico

22 de maio de 2025
Powered by the Tomorrow.io Weather API
premio nippon
JORNALISMO COM CREDIBILIDADE                

** Os artigos de opinião, assinados, expressam a visão do autor e não necessariamente a linha editorial do portal Carta de Notícias.

Expediente:

CN Multimidia e Marketing Ltda.
CNPJ: 36.360.043/0001-25

Conselho Editorial: Antônio William Saliba
E-mail: awsaliba@cartadenoticicartadenoticias-br.informativomineiro.com.br

CEO:
William Argolo
- (31) 98600-3599
E-mail: financeiro@cartadenoticicartadenoticias-br.informativomineiro.com.br

Direção de Jornalismo: William Saliba - (31) 98744-3030
E-mail: awsaliba@cartadenoticicartadenoticias-br.informativomineiro.com.br

Editoria Geral: Cid Miranda - (31) 98562-4064
E-mail: redacao@cartadenoticicartadenoticias-br.informativomineiro.com.br

Assessoria Jurídica:
Vitor Bizarro
- (31) 98828-9999
E-mail: juridico@cartadenoticicartadenoticias-br.informativomineiro.com.br

Publicações Mais Recentes:

  • Documentário do Vale do Aço sobre serraria histórica conquista prêmio

    Documentário do Vale do Aço sobre serraria histórica conquista prêmio

    25 de maio de 2025
  • Não olhe agora, mas o Brasil acabou e você não viu

    Não olhe agora, mas o Brasil acabou e você não viu

    25 de maio de 2025
  • Falece Dr. Emílio Fernandes, médico pioneiro em Ipatinga

    Falece Dr. Emílio Fernandes, médico pioneiro em Ipatinga

    25 de maio de 2025
  • Aconchego sob medida: como a decoração pode aquecer sua casa nos dias frios

    Aconchego sob medida: como a decoração pode aquecer sua casa nos dias frios

    24 de maio de 2025
  • Quer melhorar sua vida financeira? Comece pelo espelho, não pela planilha

    Quer melhorar sua vida financeira? Comece pelo espelho, não pela planilha

    24 de maio de 2025

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Gerenciar o Consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou ar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou o técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou o técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou o técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou o que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou o técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver Preferências
{title} {title} {title}
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Gerais
    • Política
    • Cultura
    • Educação
    • Lazer
    • Saúde
  • Ciência e Tecnologia
    • Rafael Fonseca
    • William Argolo Saliba
  • Colunistas
    • Walter Biancardine
    • William Saliba
  • Opinião
    • Amauri Meireles
    • Edmundo Fraga
    • Flávia Presoti
    • Gabriel Jadson
    • Natália Brito
    • Poliane Andrade
    • Ricardo Ramos
    • Wederson Marinho
    • Vitor Bizarro
  • Vídeos
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • Economia
    • Alice Costa

2025 © CARTA DE NOTÍCIAS - Todos os Direitos Reservados. - Desenvolvido por: DG Company - Companhia Digital - Hospedado por: Onex Data Center

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este website estará dando seu consentimento para a utilização de cookies.
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?